Promotor
Câmara Municipal de Évora
Sinopse
Dasom Baek (Coreia do Sul)
Dasom Baek é uma contadora de histórias. E apresenta-nos as suas narrativas, como costuma dizer, através de uma música única, esculpida a partir de um conjunto de instrumentos de sopro tradicionais da Coreia do Sul – como o daegeum, o soguem e o saenghwang. A música que nos oferece é de um encanto difícil de explicar, quando à singularidade destas sonoridades junta uma abordagem ousada que a coloca num lugar quase impossível (mas fascinante) entre a tradição e o vanguardismo, num ponto impossível de agarrar entre o passado e o futuro. Instrumentista premiada, Dasom Baek apresenta-se habitualmente a solo, ainda que o duo formado com a violoncelista argentina Violeta García lhe tenha trazido o elogio do influente site The Quietus, mas qualquer que seja a constelação em que se apresenta é sempre a mesma intensidade soberba que coloca nas suas composições. E é sempre a sua notável capacidade expressiva a garantir que, em cada tema, nos seus concertos encontramos um magnético conjunto de histórias que, graças à sua magia, dispensam tradução.
Meher Angez Trio (Paquistão)
Meher Angez nasceu na remota região paquistanesa de Gilgit-Baltistan e, diz-se, será a primeira e única cantora a ter dominado a música e a poesia locais, inscritas na tradição sufi e caracterizadas como “subtis e místicas”. Ao longo de 25 anos, Angez tem-se dedicado à sua versão dos cantos sufis e tem propagado uma mensagem de busca pela harmonia interior e pela igualdade entre todos. A voz transcendente com que a ouvimos interpretar ginans, hinos devocionais ou poemas épicos, conduz-nos por temas de amor divino, cosmologia, rituais, comportamento ético e meditação, como se nas suas melodias nos deixasse entrever as universais verdades por que pauta a sua vida. Entendendo a música como um prolongamento de valores como harmonia, unidade, paz e realização pessoal e colectiva, Meher Angez canta a humanidade com a profundidade e a sabedoria de quem cresceu numa região disputada por razões geopolíticas e fustigada por frequentes conflitos armados. Neste magnífico trio, canta para espantar a guerra e para nos relembrar daquele que deveria ser o nosso horizonte de sempre: a irmandade.
Promotor
Câmara Municipal de Évora / Fundação Inatel
Horário de Funcionamento
TEATRO GARCIA DE RESENDE
BILHETEIRA
Contacto: 266 703 112
Horário: segunda a sexta-feira - das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Sábados, domingos e feriados e em dias de espetáculos, a bilheteira abre 2 horas antes do horário do início do espetáculo.
Informações Adicionais
Preço único: 3,00€
Bilhete válido para os dois concertos.
Espetáculo com lugares marcados,
Crianças até aos 6 anos não pagam bilhete desde que não ocupem lugar.
As cadeiras dentro das frisas e camarotes não têm marcação.
Os dois últimos lugares laterais na zona de frisas e camarotes são de visibilidade reduzida.
Venda disponível em bilheteira local, pontos aderentes da BOL e on-line.
Não se efetuam reservas.
O acesso à sala principal (plateia) é condicionado pelo uso de escadas.
Pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida e um acompanhante não pagam entrada, a gestão de informações e reservas de bilhetes devem ser feitas até 24 horas antes do início do espetáculo, diretamente na bilheteira do Teatro Garcia de Resende, através do contacto 266 703 112