Promotor
Associação Cultural Cepa Torta
Breve Introdução
Esta noite grita-se é um festim de leituras interpretadas de textos teatrais, promovido pela Companhia Cepa Torta, que regressa para a sua 9ª temporada. Realizado em diferentes locais da cidade de Lisboa, em Faro e Lagos, e com um amplo conjunto de intérpretes sob uma direção artística comum, o ciclo afirma-se como uma celebração anual do texto teatral em voz alta.
Sinopse
"O Senhor Biedermann e os Incendiários", de Max Frisch é uma mordaz caricatura dos valores instalados na sociedade burguesa, onde, debaixo do verniz das boas intenções, a desigualdade impera. O comerciante Biedermann, convicto defensor do status quo e do seu posto social, vive com a esposa e a criada numa cidade alarmada por diversos incêndios que têm consumido prédios e bairros inteiros. Certo dia, recebe a visita de dois estranhos homens que, insidiosamente, se vão instalando no sótão de sua casa, perante a incredulidade do anfitrião, preso num labirinto de ingenuidade e condescendência patriarcal. Trata-se de um texto singular do autor suíço do pós-guerra, que viria a publicar mais tarde um epílogo para a edição alemã, motivado pela reação do público suíço, que terá visto na peça um alarme anti-comunista. O epílogo, em jeito de sequela, retrata um inferno em greve por excesso de arraia-miúda, enquanto o céu concede indultos aos poderosos — e serve para sublinhar ainda mais a originalidade e a relevância do texto principal.
Ficha Artística
Autor: Max Frisch
Tradução: Jorge Silva Melo
Direção: Miguel Maia e Filipe Abreu
Interpretação: Ana Brandão, Paulo Duarte Ribeiro, Miguel Maia, Lúcia Pires, Rita Silvestre, Wagner Borges (restante elenco em confirmação).
Design Gráfico - Edoardo Trave
Fotografia - Sónia Godinho
Registo audiovisual - James Newitt
Assessoria de Imprensa - Mafalda Simões
Produção executiva: Lara R. Santos e Raquel Rolim Batista
Pré-produção: Beatriz Sousa
Produção: Companhia Cepa Torta
Apoios: Bibliotecas de Lisboa (CML/BLX), Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro das Figuras, Câmara Municipal de Lagos, Centro Cultural de Lagos, Bota, Casa do Comum, Fábrica Braço de Prata / Parcerias: Douda Correria, Escola Superior de Teatro e Cinema / Parceiro Media: Antena 2
Notas Suplementares
A Companhia Cepa Torta é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Lisboa
Informações Adicionais
Acessibilidade: Sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Preços